Tucunaré

Peixe de escamas de água doce, corpo alongado e um pouco comprimido. Existem pelo menos 14 espécies de tucunarés na Amazônia. O tamanho de exemplares adultos pode medir 30 centímetros ou mais de 1 metro de comprimento total. Tem um enorme colorido, que pode ser amarelado, esverdeado, azulado ou quase preto. A forma e número de manchas que podem ser grandes, pretas e verticais, ou pintas brancas distribuídas regularmente pelo corpo e nadadeiras. Variam bastante de espécie para espécie. Todos os tucunarés apresentam uma mancha redonda (ocelo) na nadadeira caudal. São encontrados na Bacia Amazônica e Araguaia-Tocantins, mas foi introduzido nos reservatórios da bacia do Prata, em algumas áreas do Pantanal, no Rio São Francisco e nos açudes do nordeste. Espécies sedentárias que vivem em lagos e lagoas, entram na mata inundada na cheia e na boca e beira dos rios. O tucunaré tem hábitos diurnos. Alimenta-se principalmente de peixes e camarões. É o único peixe da Amazônia que persegue a presa, após iniciar o ataque, não desiste até conseguir capturá-las. Todas as espécies (tucunaré-açu, tucunaré-paca, tucunaré-pinima, tucunaré-pitanga, tucunaré vermelho) comercialmente são importantes e também para a pesca amadora.

Dicas
A pesca do tucunaré talvez seja a que mais cresce entre os aficionados deste esporte no Brasil. A cada ano, juntam-se ao grande número de adeptos já existentes, centenas de novos admiradores da valentia desse peixe. Para auxiliar os iniciantes, apresentamos dicas e considerações importantes que levarão a aumentar o número de apaixonados pelo nosso campeão do esporte da pesca.

Talvez o grande motivador inicial para que um pescador queira seja a constante divulgação na mídia sobre o potencial da espécie e as alegrias proporcionadas durante a sua captura. Um segundo fator, certamente serão os infinitos e grandiosos relatos dos pescadores, já mais experientes, e que tiveram a oportunidade de participar de diversos embates com o nobre lutador. E em terceiro, a disponibilidade de uma infra-estrutura, em várias regiões do país, seja de hotéis pesqueiros, barcos-hotel, guias de pesca e demais características.
Mas, será fácil ou difícil participar com sucesso de uma primeira pescaria de tucunarés? Quais os principais fatores que irão influenciar essa primeira experiência?

A nosso ver, o pescador que vai realizar a sua primeira pescaria de tucunaré, deverá inicialmente decidir, em função de suas preferências e características pessoais, se irá pescar com iscas naturais vivas ou artificiais, uma vez que os pré-requisitos e os caminhos a seguir são razoavelmente diferentes.