Bicuda

Características
Corpo fusiforme alongado, com secção cilíndrica. Cabeça cônica, cerca de 1/4 do comprimento do corpo. Os dentes são pequenos e em forma de agulhas. A cor é prata, com o dorso mais escuro. A nadadeira caudal, truncada, é avermelhada nas extremidades dos lóbulos. Em alguns exemplares nota-se uma mancha ocelar não muito definida na base da nadadeira caudal. Vive em pequenos grupos ou solitária. Apresenta um comportamento interessante de nadar em linha reta sobre a superfície, às vezes por mais de 10m de distância, apoiada somente pelo lóbulo inferior da caudal, quando apanha um peixinho e foge de seus congêneres. Atinge pouco mais de 80cm e 6 kg de massa.

Hábitat
É frequentemente encontrada em áreas de água rápida, sempre na superfície, na confluência de rios, áreas marginais, atrás de obstáculos como rochas e galhadas e na superfície de poços. Algumas espécies de pequeno porte estão presentes em áreas de ambientes lênticos como lagos, pequenas enseadas ou remansos, camuflada em meio à vegetação marginal (matas ciliares), muitas vezes se confundindo com esta.

Equipamentos
Na categoria média. Varas de 5,6 a 6,6 pés, para linhas de 10 a 20 Lb de resistência (0,25 a 0,35mm), armazenadas em carretilhas ou molinetes que comportem até 100m da linha escolhida. Iscas artificiais de pequenos plugs de superfície, sub-superfície ou meia-água com 4 a 8cm de comprimento, além de spinners e colheres. Na modalidade de fly, opte por varas de # 5 a 8, com linhas floating ou sinking tip, atadas a líderes de 2,0 a 3,0 m com iscas como streamers, divers ou poppers.